1-Existe alguma preparação para os exames?

Para realização dos exames não há necessidade de preparação. Recomendamos, apenas, a remoção de adereços metálicos, como brincos, colares e piercings, antes de iniciar o procedimento.

 

2-Os exames são desconfortáveis?

Não. Todos os exames extra bucais (panorâmica e telerradiografia) são muito simples e não causam desconforto ao paciente. Já os exames intrabucais (periapicais e interproximais), fotografias e moldagens podem causar incômodos, maiores ou menores, conforme a sensibilidade de cada paciente.

 

3-Existe alguma dificuldade na realização dos exames?

Para realização das radiografias extra orais não existe nenhuma dificuldade. Mesmo os pacientes com dificuldades locomotoras têm acesso a todas as salas de exames sem precisar se levantar da cadeira de rodas, (disponibilizada pela clínica). Alguns pacientes sentem dificuldade na realização de exames tomográficos, porque o equipamento é muito sensível e responde ao menor movimento indevido. Isso significa perda de qualidade e leva à repetição. Nos exames intrabucais, como periapicais e interproximais, pacientes com pequenas arcadas, pequena abertura e presença de torus (muito comuns) sentem maiores dificuldades em razão dos sensores rígidos, que causam desconforto. Para as crianças são usados sensores infantis com tamanho adequado.

O procedimento mais desconfortável refere-se à moldagem, porque podem causar náuseas e até mesmo vômito. Por isso, recomendamos ao paciente não ingerir alimento nas duas horas que antecedem o exame.

 

 

4-As crianças conseguem fazer os exames?

Na grande maioria das vezes sim. Em muitos casos, por desconhecerem os procedimentos, as crianças chegam inseguras à clínica e se recusam a realizar mesmos os exames mais simples, sendo necessário um cuidado maior com as mesmas.  Recomendamos, além dos cuidados com a não ingestão de alimentos anteriormente aos exames, que a criança chegue um pouco mais cedo à clínica para uma adaptação com os profissionais e ambiente.  O Instituto Proface possui uma área específica para as crianças se descontraírem, com TV, livros e brinquedos. O tempo que elas passam nessa área, as deixam mais tranquilas e confiantes, tornando mais fácil a realização dos procedimentos necessários.

DÚVIDAS FREQUENTES