RAIO X - DIGITAL

ALTA RESOLUÇÃO PROPORCIONAM UMA ANÁLISE COMPLETA DE SEU QUADRO DE SAÚDE BUCAL.

Os raios X são uma forma de radiação eletromagnética como a luz, mas de maior energia. Os raios podem passar pelas estruturas corporais para formar uma imagem em um filme ou sensor.

ALTA QUALIDADE E PRECISÃO

Tecnologia

O advento da imagem digital revolucionou a odontologia. Esta revolução é o resultado tanto da inovação tecnológica no processo da aquisição da imagem quanto no desenvolvimento de sistemas de rede de computação para recuperação e transmissão de imagens.

Inovação

Os mecanismos de comunicação, transferência de arquivos e armazenamento de informações possibilitaram ainda o estabelecimento do trabalho em rede onde, equipamentos conectados entre si, passaram a trocar informações dos pacientes, de exames, de protocolos, ou simplesmente passaram a fazer armazenamento de imagens e documentações radiográficas em impressoras a laser.

Radiografia panorâmica:

A radiografia panorâmica é uma técnica que produz uma única imagem das estruturas faciais, que inclui ambos os arcos dentários, maxila e mandíbula e suas estruturas de suporte. Essa radiografia é importante para o diagnóstico de alterações que requerem ampla visualização dos maxilares, como traumatismos, localização de terceiros molares, patologias extensas, desenvolvimento dentário, retenção dentária e anomalias de desenvolvimento. No entanto, essa técnica radiográfica não apresenta uma imagem detalhada das estruturas anatômicas como as técnicas intra orais.

Telerradiografia em norma lateral

A Telerradiografia em norma lateral é muito utilizada na área de ortodontia e cirurgia ortognática para avaliar o padrão dento-esquelético-facial e o crescimento do crânio. O exame mostra como estão relacionadas as bases ósseas e as chaves de oclusão dentária, ao produzir uma imagem do perfil do rosto do paciente, que é posicionado com o auxílio de cefalostatos. Ele é ideal também para monitorar o progresso de um tratamento.

Telerradiografia em norma frontal

A Telerradiografia em norma frontal é uma técnica utilizada na cefalometria, ou seja, a ciência que estuda as dimensões da face e do crânio. Ela também é adotada por ortodontistas, ao avaliar anormalidades na maxila ou na mandíbula. O exame também é usado na avaliação do crescimento lateral e da simetria do crânio. Ele é indicado para o planejamento de tratamentos ortodônticos e para cirurgias ortognáticas.

Radiografia Carpal:

Também conhecida como radiografia carpal, a radiografia de mão e punho é utilizada para determinar a idade óssea, ao possibilitar a avaliação do grau de maturação dos ossos. Os resultados do exame auxiliam na determinação da curva de crescimento do paciente, que estima o estágio de desenvolvimento individual, além de ser um aliado no planejamento de tratamentos ortodônticos.

Radiografias Interproximais:

As radiografias interproximais ou bite-wings, incluem as coroas dos dentes superiores e inferiores e a crista óssea alveolar em um mesmo filme. Essas radiografias são importantes na detecção de cáries interproximais em estágios iniciais, cáries secundárias sob restaurações e avaliação da condição periodontal.

Radiografias periapicais:

As radiografias periapicais são técnicas intra bucais, que devem evidenciar todo o elemento dentário, incluindo o osso alveolar circunjacente. Essas projeções podem fornecer uma considerável informação para o diagnóstico complementar ao exame clínico.

VANTAGENS

Excelente qualidade de imagem.

Baixo custo.

Rápida aquisição.

Baixa dose de radiação.

Grande número de informações em um único exame.

INDICAÇÕES

Diagnóstico de alterações ósseas e dentárias como:

Patologias ósseas.

Traumatismos.

Alguns tipos de fraturas.

Anomalias de desenvolvimento.

Assimetrias.

Detecção de cáries.

Avaliação da condição periodontal.

Determinação da curva de crescimento ósseo.